terça-feira, março 12, 2013

O bolo do Ti Zé da "Ladêra"

Desde que a mana se começou a dedicar aos bolos e companhia que aquela casa cheira sempre a bolinhos acabados de sair do forno. E não perde uma oportunidade para meter literalmente as mãos na massa, ele é aniversários, casamentos, baptizados, os manos, a mãe, a tia, as filhas, as sobrinhas, o cão, o gato, enfim... tudo é desculpa para sair um bolinho.

No último fim de semana fui visitá-la e enquanto estávamos a pôr a conversa em dia pude apreciar a paciência que ela tem com estas actividades. Fiquei cansada só de olhar a minúcia com que fez cada caracolinho da lã da ovelha. Eu decididamente não teria um terço daquela pachorra.


Era para o aniversário do Ti Zé da Ladêra, homem da aldeia, dedicado às coisas da rotina do campo: as galinhas, as cabras, o porquinho, a hortinha. E ela queria dedicar-lhe um bolo com tudo aquilo que ele admira, os bichos claro está!

Estava tão preocupada com as cabrinhas. Ai, que eu não sei fazer cabras! E agora?; Ai que o porco não está bem, ainda tenho que o refazer!. Aquilo era um mar de ai, ais. No fim, este foi o resultado. Não acham que a bicharada ficou p'ra lá de gira? Eu acho! Mais, tenho a certeza, a mana só faz coisas lindas!

Sem comentários: