domingo, março 10, 2013

Tutorial Pinóquio Tilda - Interpretação dos moldes

Para as mais experientes nestas matérias isto poderá não ser relevante, no entanto, para quem tem menos prática nestas lides há dicas que são bastante úteis. Para essas, uma pequena interpretação dos moldes antes de avançarmos para o tutorial. Até porque será útil em futuras criações sempre que apareçam estes exemplos, os quais se repetem em vários projectos Tilda.




As setas vermelhas identificam as áreas com a expressão "ES", que nada mais é do que o espaço reservado para a costura. Isto é, o molde original vai até ao tracejado anterior, mas acrescenta-se um pouquinho mais por conta da costura.

Os traços dentro dos círculos a verde - significa que é nesses espaços que vamos abrir um "rasgão" para virar o trabalho para o direito e é também por aí que vamos colocar o enchimento na figura. Quando fizer o tutorial mostro como funciona.

As setas duplas apontam para os tracejados que significam que não se pode costurar nessa zona, são espaços que ficam abertos.

A seta a apontar para os tracejados que aparecem nas figuras indicam as costuras onde existem uniões de tecidos diferentes. O traço a meio da perna indica o local onde se deverá mais tarde fazer uma costura. Já depois do tecido estar costurado e o virarmos do direito, quando estivermos a encher a perna, paramos naquele local (que corresponderá à altura do joelho), fazemos uma costura e continuamos a encher a perna. Esta costura permitirá ao boneco dobrar a perna pela altura do joelho quando estiver na posição sentado.

Como poderão ver, há figuras que têm as indicações "A" e "B" - conforme assinalado nos círculos. Isto significa que essa parte do molde deverá unir-se ao outro molde onde também está assinalado da mesma forma (perna + pé do Pinóquio à esquerda e o quadrado ao fundo da folha + o corpo do Pinóquio à direita), ou seja, o lado "A" une ao outro "A" e o "B" ao outro "B".



Nesta figura podem ver como fica depois de unidos os moldes. Ficámos com um corpo e uma perna maiores e completos. Já dá p'ra perceber que este Pinóquio não é nada pequenino.




E aqui temos os nossos moldes já cortados e prontos para iniciar o tutorial. Vamos a isso! Vejam o post seguinte.

Sem comentários: